terça-feira, 30 de março de 2010

QUESTÕES SOBRE TEORIAS DE AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA

INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA I – 5º Período
Profª Drª Jaciara Rondon Gonçalves

QUESTÕES:


1. O que estuda uma Teoria de Aprendizagem?

A Teoria da aprendizagem focaliza o processamento central de aprendizagem e as condições ideais para promoção de aprendizagem bem sucedida.

2. Quem foi Skinner?

Skinner foi o principal teórico da Teoria de Aprendizagem Behaviorista.

3. Como se processa a aprendizagem segundo o Behaviorismo?

O Behaviorismo é uma teoria de aprendizagem, de orientação empirista, que acredita que o conhecimento é derivado da experiência, da capacidade de associação entre estímulos determinantes de comportamentos. Segundo o Behaviorismo, a aprendizagem se processa a partir da Teoria SSR (estímulo – resposta – reforço), na qual a Repetição é tida como forma de fixação.
Para Skinner, o aprendizado lingüístico era semelhante a qualquer outro aprendizado, lingüístico ou não, resultando de uma associação pela experiência conduzida por um ato de reforço e privação de origem externa ao indivíduo. Na aquisição de linguagem essa concepção de aprendizagem determina a repetição como forma de fixação, já que a mente seria incapaz de racionalizar.

4. Qual é o papel do professor e do aluno em uma abordagem de ensino de orientação Behaviorista?

Na abordagem behaviorista o aprendiz desempenha um papel passivo frente à aprendizagem, deixando para o professor todas as decisões em sala de aula. Ele é apenas um receptor que só precisa responder ou repetir o que o professor solicitar. O professor dessa maneira fica livre para conduzir a sua aula sem interferência ou contradições ao seu planejamento, mas a disciplina em sala de aula fica difícil, porque o aluno torna-se desmotivado, pois o conteúdo geralmente não faz sentido para sua vida. A aprendizagem torna-se então superficial e fragmentada. Esse tipo de abordagem é mais fácil para o professor por não ter o retorno ou crítica do aluno e é muito utilizado em classes com número excessivo de alunos, onde se torna difícil a confecção de um programa que atenda às necessidades individuais dos alunos.


5. O que está ocorrendo quando a criança comete erros estruturais ou semânticos?

Os erros estruturais ou semânticos cometidos pela criança indicam que ela está usando sua criatividade para elaborar certas regras que, à primeira vista, parecem “desvios” das formas convencionais, realizando-se por meio da generalização, simplificação e hipercorreção.

6.
Cite duas Teorias de Aprendizagem consideradas Racionalistas?

O Inatismo e o Construtivismo são teorias racionalistas, pois acreditam que além da experiência há um componente interno que é utilizado na aquisição do conhecimento.

7. Descreva o que é e como funciona o DAL e o GU.

O DAL – “Dispositivo de Aquisição de Linguagem” – é um dispositivo interno, do qual o ser humano é dotado, responsável pela organização e aprendizagem da linguagem. Ele dá ao aprendiz o meio de processar o discurso que ele ouve ao seu redor absorvendo o sistema de linguagem utilizado.
A GU – Gramática Universal – Caracteriza-se como sendo os componentes “universais” que podem ser encontrados em todas as linguagens conhecidas, tais como a ordenação da frase e relações gramaticais básicas.

8. Quem concebeu o Construtivismo?

O construtivismo, proposta teórica também chamada de cognitivismo, vincula a linguagem à cognição foi desenvolvida a partir de estudos de Jean Piaget.

9. Quais são os estágios Piagetianos?

Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo passa por períodos, estágios: sensório-motor (zero a dezoito meses), pré-operatório (dois a sete anos), operações concretas (7 a 12 anos) e operações formais. Os estágios piagetianos são universais (gerais e invariáveis) e, em cada um, a criança desenvolve capacidades necessárias para o estágio seguinte, provocando mudanças qualitativas no desenvolvimento.

10. Quais são as principais críticas ao Construtivismo?

As principais críticas ao Construtivismo foram a rigidez do sequenciamento de estágios de desenvolvimento elaborados por Piaget, desde que pesquisas desenvolvidas têm demonstrado que as habilidades intelectuais das crianças são maiores e mais abrangentes do que pressupôs Piaget, bem como a ausência da consideração social, outro motivo de crítica, pois a teoria de Piaget enfatiza muito o individual esquecendo das influências sociais recebidas no contexto de aprendizagem.

11. Como é o ensino baseado na Teoria Construtivista?

O ensino baseado nessa teoria atribui muita importância à pesquisa e prática, por parte do aluno, pois é nesse momento que acontecerá a aprendizagem. Dessa forma, há motivação e engajamento resultante da experiência direta do aluno, estimulando sua criatividade. O aprendiz, segundo essa teoria de aprendizagem, é ativo, negocia com o professor as atividades a serem desenvolvidas, sua ordem e avaliação. Os interesses dos alunos são contemplados. O conhecimento é construído com base na experiência com o mundo físico, isto é, na ação sobre o ambiente.

12. Como se processa a aprendizagem segundo o Sócio-Construtivismo?

Segundo Vygotsky o desenvolvimento do potencial do aprendiz é ativado quando tem assistência de alguém que possua um conhecimento superior ao seu em determinada área de estudo. Essa assistência pode vir de discussão com o professor, debate com os colegas para resolução de um problema ou tarefa; discussão com os pais ou até assistência a um programa de televisão.Nessa interação, o conhecimento do outro serviria como estrutura, armação, para a construção do conhecimento do aprendiz, o qual, após analogia e racionalização seria efetivado como seu próprio conhecimento, tornando o aprendiz independente.

13. O que é ZPD?

ZPD – significa Zona Proximal de Desenvolvimento, no contexto do contato do aprendiz com alguém que possua um conhecimento superior ao seu em determinada área de estudo, para, dessa maneira, possibilitar o desenvolvimento de seu potencial.

14. Qual teórico concebeu o Sócio-Construtivismo?

O mais influente teórico dessa abordagem foi Vygotsky.

15. Qual é o papel do professor no Sócio-Construtivismo?

O papel do professor no Sócio-Construtivismo é de freqüente intervenção para com o aluno, ou seja, as atividades em sala de aula são negociadas com os alunos que a partir daí agem independentemente do professor que atuará como um agente reflexivo orientando sempre que necessário, até que os alunos cheguem a uma conclusão coerente e significante para si mesmo. Essa abordagem é desafiante, pois requer muito do professor, não como controlador, mas como orientador, devendo estar pronto, com todo seu conhecimento científico, cultural e didático para intervir positivamente

7 comentários:

  1. Oi Carla!
    Gostei Muito do seu Blog,
    Me ajudou muito na minha pesquisa de trabalho; Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Carla, parabéns pelo seu blog. Ajudou-me bastante.

    ResponderExcluir
  3. Harrah's Hotel & Casino - Mapyro
    Harrah's Hotel & Casino is a 태백 출장안마 hotel in Downtown Las Vegas, Nevada, United States 포항 출장마사지 and is open daily 24 hours. The 동해 출장샵 casino has 1,706 rooms 거제 출장마사지 and 2700  Rating: 공주 출장샵 2.6 · ‎9,612 reviews

    ResponderExcluir