terça-feira, 30 de março de 2010

QUESTÕES SOBRE AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA



INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA I – 5º PeríodoPROFª.DRª. Jaciara Rondon Gonçalves

QUESTÕES :

1. Qual a diferença entre “aquisição” e “aprendizagem” segundo Krashen?

Segundo o autor, a aquisição de L2 é um processo semelhante ao modo pelo qual as crianças desenvolvem habilidades em L1. Ela ocorre em nível do inconsciente, pois o indivíduo que adquire a língua, geralmente, não está ciente do fato de que está internalizando as suas regras, mas sim que a está usando para se comunicar. A correção é feita pela intuição, ou seja, as sentenças gramaticais soam bem, ao passo que os erros soam mal.
Por outro lado, para Krashen, a aprendizagem se refere ao conhecimento consciente de uma L2, o que significa conhecer as regras, estar ciente delas e ser capaz de falar sobre elas.

2. Segundo Chomsky, com quantos anos se extingue a capacidade de aquisição de línguas, ou o funcionamento do DAL?

De acordo com Chomsky, a aprendizagem de línguas ocorre rapidamente e está basicamente completada por volta dos cinco anos de idade.

3. Segundo Taylor qual a vantagem que um adulto tem sobre uma criança na aquisição de L2? Qual é o único ponto em que o adulto não consegue atingir na aquisição de L2.

De acordo com Taylor, a capacidade lingüística anterior e a maturidade cognitiva avançada do adulto dão a ele uma vantagem em termos de rapidez na aprendizagem. O único ponto que o adulto não consegue atingir na aquisição da L2 é o que diz respeito ao desempenho fonológico, ou seja, após certa idade possuir um sotaque como o do nativo não é mais possível, o que ocorre pelo fato de a L1 já haver influenciado significativamente a L2.

4. Enumere na seqüência correta a ordem em que os morfemas são adquiridos na L2 por crianças e adultos.

( 6 ) Passado Irregular ( 7 ) Passado Regular
( 3 ) Cópula (To Be) ( 5 ) Artigo
( 8 ) 3ª do sing. “s” ( 1 ) ING
( 2 ) Plural ( 4 ) Presente Contínuo
( 9 ) Possessivo

5. O que “input compreensível” (i+l)?

Na hipótese do “input” i + (i+l) o adquirente que está em determinado estágio ou tem determinado conhecimento, partindo desse conhecimento anexa outro e assim sucessivamente. Nessa equação i representa competência atual, e i+l, o próximo nível.


6.
Cite as quatro partes da Competência Comunicativa.

A competência comunicativa abrange: competência lingüística (vocabulário e estrutura); competência sóciolingüística (saber onde e como usar a língua); competência discursiva (elaborar o discurso com coesão e coerência) e competência estratégica (superar dificuldades ou falta de conhecimento na utilização da língua).

7. A atuação do Monitor se dá na aquisição ou na aprendizagem?

A atuação do Monitor se dá na aprendizagem, desde que a aprendizagem tem apenas uma função que pode ser como editor ou monitor.

8. Quais são as três condições necessárias para o usuário utilizar o Monitor?

As três condições necessárias para utilizar o Monitor são: (i) TEMPO: Para pensar e usar regras consciente e efetivamente; (ii) FOCO NA FORMA: O usuário deve ater-se à forma, ou pensar na correção; (iii) CONHECER AS REGRAS: Exigência muito expressiva, desde que os lingüistas têm ensinado que a estrutura da língua é extremamente complexa, e afirmam que têm descrito apenas um fragmento das melhores línguas conhecidas.

9. Quais são as características do usuário over-user?

Os usuários over-user geralmente são pessoas que utilizam o Monitor o tempo todo, performers que estão constantemente checando sua produção, seu produto com seu conhecimento consciente da segunda língua. Como resultado, tais performers podem falar hesitantemente, frequentemente se auto-corrigindo em meio à comunicação, e são tão preocupados com a correção que não podem falar com fluência real.

10. Quais são as características do usuário ideal?

Algumas características do usuário ideal são: Utilizar o Monitor quando for apropriado e não interferir na comunicação, bem como usar sua competência aprendida como suplemento à sua competência adquirida.

11. Cite alguns fatores que podem ser motivo de rejeição de input pelo filtro afetivo?

Alguns fatores que podem ser motivo de rejeição de input pelo filtro afetivo são: MOTIVAÇÃO: falta de motivação pode dificultar a aquisição da segunda língua; AUTO-CONFIAÇA: Performers com baixa auto-confiança e baixa auto-estima encontram maiores dificuldades na aquisição da L2; ANSIEDADE: Muita ansiedade pode interferir na aquisição da 2ª língua.

12. O que são Formas Transitórias na aquisição de L2?

As Formas Transitórias na aquisição da L2 são os erros, muito parecidos, cometidos pelos aprendizes da L2, isto é, os erros periódicos de desenvolvimento. Por exemplo, na aprendizagem da forma negativa, muitos aprendizes de 1ª e 2ª língua passam por um estágio no qual colocam a marca da negação fora da frase, como em: No mom sharpen it. Um estágio típico alcançado mais tarde é a colocação da marca de negação entre o sujeito e o verbo, antes de chegar à forma correta, como em: I no like this one.

13. O que é “fossilização” ou “pidginização”?

A “fossilização” ou “pidginização” é o uso contínuo de formas reconhecidamente errôneas. Segundo a teoria da aculturação, que é definida como o processo pelo qual um indivíduo se adapta a uma nova cultura, quando a distância social e psicológica entre a cultura do indivíduo e a nova cultura é muito grande, o indivíduo terá dificuldades para ir além dos estágios iniciais do processo de desenvolvimento da nova língua. Esta então, permanecerá “pidginizada”, ou seja, “fossilizada” em formas simples e reduzidas, como por exemplo “*my father 42 year old”.

14. Cite duas causas da fossilização.

Segundo Klein (1986), a fossilização ocorre por várias razões, entre elas: o fato de o indivíduo considerar desnecessário melhorar sua pronúncia, uma vez que consegue se comunicar, a despeito do fato de não possuir uma pronúncia perfeita, bem como o indivíduo sentir a necessidade de manter um distanciamento dos falantes nativos, de modo a preservar, em parte, sua identidade social.

15. Explique a frase “A modificação interacional torna o input compreensível’”.

A frase pode ser compreendida como uma afirmação de que a interação modificada é necessária para a aquisição de uma L2, dessa forma, a modificação interacional torna o input compreensível, pois os falantes nativos ajustam o seu discurso para se comunicarem com os falantes não-nativos. A frase também mostra a importância de se realizarem situações em sala de aula nas quais os alunos possam interagir significativamente uns com os outros na L2.

16. O que é “período silencioso”?

O período silencioso é um fenômeno que é mais observável na aquisição da segunda língua por crianças, no qual tem sido observado que crianças adquirentes de uma segunda língua em um ambiente linguístico natural e informal, podem produzir muito pouco por vários meses após o seu primeiro contato com a segunda língua. De modo sucinto, vários meses podem se passar até que elas comecem a falar e a fala que surge pode conter erros.

17. Cite uma vantagem e uma desvantagem na utilização de regras da L1 na L2.

Uma vantagem é que a produção prematura permitida com o uso das regras da língua materna também ajuda a receber input - ele permite ao usuário participar mais na conversação, e isto pode significar mais input compreensível e, portanto mais aquisição na 2ª língua.Uma desvantagem do uso de regras da língua materna na segunda língua deve-se ao fato de que mesmo que as regras da língua materna sejam similares a uma regra atual da segunda língua ou forma transicional, não está claro que essas regras ajudarão no progresso do adquirente. Elas podem não assumir o status de "verdadeiras" regras da segunda língua na seqüência do desenvolvimento.

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