- Mil anos - queda do império romano (476) até a tomada de constantinopla pelos turcos; (1453) - Idade das Trevas;
- Cidades se despovoam;
- Ruralização;
- Proteção morando perto do castelo do senhor/atividade agrícola/artesanato caseiro;
- Escambo/ quase desaparecendo as moedas;
- Submissão/miséria;
- Monges/únicos letrados;
- Mulheres.
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
Tópicos retirados do texto produzido por: VALDIRENE REIS DOS SANTOS
- Nesse período que vai do século V ao XV a educação cristã é predominante com escolas e mosteiros da educação primitiva que se desenvolvem e se tornam os únicos centros de cultura e educação dos primeiros séculos da Idade Média, devido tal esquecimento intelectual essa ficou conhecida como "Idade das Trevas";
- Na Idade Média surge novo tipo de educação eclesiástica, as escolas catedrais, a partir do século XI. O ensino era responsabilidade do didasculus e podiam também participar bispos, monges ou sacerdotes, essas escolas começaram a decair com a criação das universidades. As catedrais se destinavam a formação de clérigos e ensinavam matérias realistas e humanistas, evangelhos ou teologia e eram inspecionadas pelos bispos que estendia a função a todas as escolas;
- Um outro momento da educação medieval é o nascimento das Universidades no século XII, esta surgiu de forma espontânea e supria os anseios nacionais. A primeira Universidade foi a escola de Medicina de Salerno, na Itália, depois a de Bolonha, nesta cidade e no mesmo século. Porém, a mais importante universidade surgiu em Paris, no século XIII e derivou da escola catedral de Notre Dame e que modelou as demais Universidades européias;
- As Universidades tiveram grande influ ncia na Idade Média, representou o ápice da sabedoria até a renascença e pela forte ligação com a escolástica começaram a declinar até admitir as novas ciências;
- No final da Idade Média, surgiu nova classe social, a burguesia, que se organizava em corporações ou grêmios e criaram escolas. A educação gremial tinha caráter profissional e era transmitida com ou sem escolas na corporação, o aluno observava o mestre e após os 15 ou16 anos se tornava oficial e tinham que participar de uma corporação.
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