segunda-feira, 8 de junho de 2009

EDUCAÇÃO GREGA




A nova era da cultura da humanidade, como também, da cultura ocidental tem início com a Grécia. É da cultura grega que derivam, em grande parte, nossa educação e pedagogia.
Alguns traços característicos da cultura grega são:
O descobrimento do valor humano, do homem em si, da personalidade, independentemente de toda autoridade religiosa ou política;
O reconhecimento da razão autônoma, da inteligência crítica, libertadada de dogmas ou considerações extrínsecas;
A criação da ordem, da lei, do cosmo, tanto na natureza como na humanidade;
A criação da vida cidadã, do Estado, da organização política;
A criação da liberdade individual e política dentro da lei e do Estado;
A invenção da poesia épica, da história, da literatura dramática, da filosofia e das ciencias físicas;
O reconhecimento do valor decisivo da educação na vida social e individual;
O princípio de competição e seleção dos melhores na vida e na educação;
A consideração da educação humana em sua integridade: física, ética e estética.
Na história da educação grega se pode distinguir quatro períodos essenciais:
A educação heroíca, cavalheiresca, representada pelos poemas homéricos;
A educação cívica, representada por Atenas e Esparta;
A educação clássica, humanista representada por Sócrates, Platão e Aristóteles;
A educação helenística, enciclopédica, representada pela cultura alexandrina.


A educação heroíca ou cavalheiresca


A sociedade helênica primitiva era aristocrática, baseada nos feitos bélicos. A família era de caráter patriarcal.
O ideal da educação dessa época está em consonância com os ideias e as aspirações da sociedade; e, pois que se tratava de tempos heroícos e guerreiros, tinha a educação o mesmo caráter. Esse caráter vem expresso nas obras fundamentais do período: Ilíada e Odisséia, escritas por volta do século VIII a. C.
A educação do jovem guerreiro constava de duas partes essenciais. Em primeiro lugar, exercitava-se no manejo das armas, do arco e flecha e se praticavam diversos esportes e jogos cavalheirescos. ao mesmo tempo, ensinavam-lhe as artes musicais (dança, canto e lira) e a oratória. Cultivava-se nele, também, o dom da cortesia, das boas maneiras, assim como a astúcia.
A educação não era dada, nessa época, em escolas ou instituições especiais, mas recebida nos palácios ou castelos dos nobres.


A educação espartana

Esparta alcançou grande renome na história da civilização como um povo militarizado, rude e inculto. Isso ocorreu por causa das conquistas políticas, e pelo fato de ter de manter submetidos os povos conquistados. Dessa forma, os espartanos tiveram que converter em soldados todos os seus cidadãos livres. Isso deu a Esparta a rigidez e a severidade que a caracterizaram.
Esparta desenvolve, em substituição do guerreiro individual homérico, a formação de linhas ou corpos de infantaria em ordem cerrada para o combate e, em lugar de bandos ou agrupamentos de nobres, o ideal coletivo de Estado, ao qual tudo se subordina. Contudo, ao mesmo tempo que militar, a educação espartana era esportiva e musical. Os espartanos primavam igualmente em certos aspectos da música e da dança. Todavia, nesses aspectos, Esparta ficou tolhida pelas necessidades militares, renunciando à participação nos jogos olímpicos, às artes, e acentuando o predomínio das atividades guerreiras.


A educação ateniense


A polis, a cidade, é o centro da cultura ateniense. Enquanto em Esparta os homens vivem em aldeias e acampamentos, surge em Atenas a vida urbana.
Na primeira parte de sua cultura, nos séculos VII e VI, na época da chamada educação antiga, Atenas não tem organização educacional própria, mas tem uma instituição que estimula as atividades educativas: Os certames nacionais desportivos.
A educação era mais matéria social que estatal. A partir dos sete anos começava a educação propriamente dita, que compreendia duas partes essências: a ginástica e a música. O moço recebia a eduucação física do pedotriba, em campos de jogos chamados palestras, depois, passava para os ginásios, já mantidos pelas cidades. A educação ginástica não tinha apenas aspectos físicos, mas contribuía também para a formação do caráter.
A educação musical compreendia não apenas a música, mas também a poesia; e era dada pelo citarista, por vezes na própria palestra , ou então, em ligares especiais.
A educação (preparação musical e a ginástica) diz Dilthey, "acham-se unidas na paidea para este fim comum: bela conformação integral da pessoa, desenvolvimento da energia guerreira e impulso vital".
A educação ateniense passa por diferentes mudanças mudanças no decorrer do tempo, onde aprimora-se; surge no século V a chamada "educação nova", o didaskalos substitui o citarista, o que aumenta a instrução, ampliada a outros aspectos da vida cultural, como aratmética e letras; surgem os sofistas, os quais preeparavam os jovens para a oratória; como também, disseminação de novas idéias.


A educação helenística


A última fase da educação helênica começa com a formação do Império de Alexandre, no século IV a.C.e com o enfraquecimento das cidades-estado.
Nesse período, a educação deixa de ser matéria de iniciativa privada e passa a ser educação pública , posto que não do Estado, mas dos municípios, das cidades.
A educação escolar continua mais ou menos a mesma das épocas anteriores, só que com maior acentuação do aspecto intelectual e diminuição do aspecto físico e estético. a leitura, a escrita e o cálculo desemvolvem-se mais, mas os métodos são puramente memorísticos e, a disciplina é muito dura, constantes os castigos corporais.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da pedagogia. São Paulo: Nacional, 2001.

4 comentários:

  1. muito interessante, gostei muito das informaçoes ,que estava o qual estava pesquisando

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Verifique o que escreve! Errei uma questão por conta dessa maldita pág.

    VC diz que: A educação helenística, passa a ser educação pública , posto que não do Estado, mas dos municípios, das cidades.
    ERRADO!

    ResponderExcluir